Principais tipos de impressão comercial, A impressão tem uma longa história de revolucionar a forma como as ideias são transferidas e distribuídas e ainda é forte até hoje.
Existem muitos tipos diferentes de impressão disponíveis para os artistas e designers de hoje.
Neste guia, vamos ver alguns dos métodos de impressão usados com mais frequência, preferidos por artistas e designers, e também para que eles são adequados. Se você deseja imprimir Cartões, Panfletos, Folder, imagens de belas artes, outdoors ou mesmo revistas, você encontrará o método de impressão relevante aqui.
Apesar dos temores de que a publicação digital tenha abalado mais uma vez a forma como as palavras e imagens são compartilhadas, os relatos sobre a morte da imprensa são muito exagerados. Os materiais impressos estão ressurgindo graças à experiência tátil única que oferecem. Portanto, se você quiser se envolver com a popularidade recém-descoberta da impressão, explore esses métodos notáveis.
Serigrafia
As telas são populares para impressão de camisetas
- Usado para: impressão em têxteis, pôsteres
- Prós: técnica versátil, método reutilizável, durável, alta qualidade de saída
- Contras: requer equipamento especializado, opções de cores limitadas
A serigrafia continua a ser uma forma popular de transferir designs para tecidos, especialmente camisetas. O processo de impressão envolve forçar a tinta através de uma tela de seda com um rodo, com orifícios de estêncil na tela permitindo que a tinta passe no local desejado.
Com planejamento cuidadoso e design inteligente, várias cores podem ser colocadas em camadas com a impressão da tela, permitindo a criação de imagens impressionantes. Cada cor requer sua própria tela, no entanto, mesmo as impressões em uma única cor parecem impressionantes.
Para lançar seu projeto, você precisará pintar a tela com uma emulsão fotossensível e, em seguida, expô-la à luz ultravioleta.
Impressão offset
- Usado para: Jornais, revistas, panfletos, artigos de papelaria, livros
- Prós: Bom para grandes tiragens, pode usar tintas especiais personalizadas, alta qualidade de impressão
- Contras: configuração tediosa, o equipamento requer manutenção extra
A impressão offset é uma das maneiras mais comuns de imprimir materiais como jornais e revistas. O processo vê uma imagem com tinta transferida de uma chapa de alumínio para uma manta de borracha e, finalmente, para a própria superfície de impressão. Essas mantas de borracha são enroladas em uma série de cilindros e o papel passa continuamente por eles.
Visto que requer acesso a tecnologia de impressão especializada, a impressão em offset não é tão acessível como algumas das técnicas desta lista. Normalmente é usado para grandes tiragens, seu custo de impressão logo é compensada pelo grande número de peças que você pode imprimir.
Flexografia
- Usado para: embalagem, mídia de impressão, etiquetas
- Prós: Processo de produção rápido, acomoda várias tintas, baixo custo operacional
- Contras: configuração demorada, o equipamento requer manutenção regular
A impressão flexográfica é essencialmente uma versão moderna da impressão tipográfica. Placas de relevo flexíveis são montadas em uma série de cilindros de maneira semelhante à impressão offset, e o substrato é passado. Diferentes placas são usadas para cores individuais, que são construídas para criar a mensagem ou imagem.
A flexografia também é adequada para tiragens médias a longas. O equipamento especializado pode colocá-lo fora do alcance dos designers que procuram testar o processo em uma pequena tiragem, no entanto, se você decidir pesquisar a flexografia, tenha certeza de que é um método de impressão que produz resultados rápidos.
Impressão digital
- Usado para: editoração eletrônica, fotos, publicidade, artigos de papelaria
- Prós: baixo custo, resposta rápida, fácil de criar várias cores, bom para tiragens curtas
- Contras: não é possivel imprimir cores especiais, não é indicado para grandes tiragens
Ao contrário dos métodos tradicionais, incluindo litografia e offset, a impressão digital não requer uma chapa de impressão. Em vez disso, a imagem desejada é digitalizada para controlar a deposição de tinta, toner e exposição.
Para designers, uma das maiores vantagens da impressão digital é a personalização que ela oferece. O processo também pode produzir uma impressão de qualidade superior a partir de uma imagem de qualidade inferior. E como não exige a criação de chapas, a impressão digital pode ser uma maneira econômica e acessível para os designes darem vida às suas ideias na página.