Cartazes
Cartazes são uma ferramenta fundamental para a divulgação de eventos específicos como: Feiras, eventos religiosos, gastronômicos e afins, podendo ser usado em ambientes internos e externos, atraindo a atenção de clientes em potencial que naquele momento possam não estar a par da situação em questão.
Estes materiais podem vir em vários formatos: internos, externos e 48 folhas (Outdoors), que são frequentemente usados para criar um impacto mais abrangente, geralmente usados em avenidas de grande circulação. Sendo um produto indispensável para divulgação de grandes eventos e promoções pontuais.
1. Objetivo:
Porque você está criando um cartaz? Qual o seu objetivo? Promover uma promoção de produtos com tempo determinado? Está organizando um evento? Primeiro passo ao criar uma campanha com cartazes é ter uma projeção de onde deseja chegar com o anúncio, criar um layout limpo e de fácil compreensão para atrair a atenção de seus clientes. Ao iniciar sua criação de layout, certifique-se que este tem as devidas proporções para ajustes diversos de tamanhos, atente-se a paletas de cores, sendo que digital (RGB) e offset (CMYK), devem ser levados em consideração para uma execução final com excelência.
2. Público Alvo:
Após estes cuidados, a próxima etapa é a atenção ao público desejado: O que eles irão querer ver? Quais os interesses? Como abordar? Coloque-se no lugar de seus clientes antes de começar o design, pense nas cores certas, imagens, se for uma campanha específica tipo Dia das Mães, faça uma pesquisa e crie uma conexão emocional com seu público.
3. Cores:
Uma das partes mais importantes em um layout são as cores, esta tem uma participação fundamental na associação do cliente a sua marca, temos grandes exemplos como: Coca Cola, Mc Donalds, Apple…
A escolha certa da paleta de cores pode chamar a atenção de forma positiva alinhado aos textos e imagens, certificando sempre as combinações e evitando exageros desnecessários.
4. Imagens:
Sendo uma aliada incondicional das cores, as imagens também executam um papel de supra importancia na identidade de uma campanha. É muito importante se atentar para a qualidade de impressão, procurando sempre manter em 300 dpi. Imagens abaixo disso comprometem a qualidade de impressão, estas são indicadas para visualização digital em monitores, sites e redes sociais, não servindo para impressão, uma vez que aumentadas sua resolução para impressão elas tem seus pixels comprometidos, ficando assim sem qualidade.Para impressão Offset, certifique-se se esta imagem contém uma resolução de 300 dpi. e esteja na paleta correta de cores (CMYK).
5. Textos:
Este item é de fundamental importância, pois leva a mensagem direta ao cliente, não pode ser carregada de informações desnecessárias ou fontes de difícil compreensão. Ao elaborar um texto para sua campanha, certifique-se que há pontos chaves de informações, aliados as imagens, sempre levando em consideração na criação do design de que não haverá conflitos entre as cores de fundo e o texto. Um grande exemplo disso é textos com cores claras em cima de um fundo também claro. Contornos devem ser usados de forma econômica para não sobrecarregar o arquivo e evitando possíveis erros em impressões Offset.
Lembre-se de que o material pode ser usado em ambientes internos e externos, portanto| ao escolher tamanhos, formatos e cores deve-se levar em consideração o layout e a disposição das cores, tendo assim uma campanha eficiente e com retorno satisfatório para os divulgadores.